Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) 2023

04/02/2022 16:18

No dia 25 de janeiro de 2022 foi publicado o Decreto n° 10.947, que dispõe sobre o Plano de Contratações Anual e institui o novo PGC 2023 (Planejamento e Gerenciamento de Contratações).

O Plano de Contratações Anual (PCA) é um documento obrigatório, elaborado por cada Unidade Administrativa de Serviços Gerais (UASG), que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar, no exercício subsequente.

O objetivo deste documento é a maximização dos resultados institucionais, a partir da melhoria da governança e da gestão das contratações, além de maior transparência e controle com a publicação dos Planos.

Até o dia 1º de abril de 2022, devemos incluir no sistema PGC todas as contratações planejadas para o exercício de 2023, com base nas demandas institucionais.

Desta forma, é necessário que todos os servidores interessados na contratação e compra de materiais nos encaminhem até o dia 06 de março de 2022, as informações de necessidades para 2023.

NOVIDADE: Agora o PGC apresenta a possibilidade de inserção das demandas por materiais (agrupados), ou seja, não é mais necessária a inclusão de item a item (com os detalhamentos). Também não será necessário incluir a quantidade do material, apenas o valor estimado de contratação daquele material para o exercício de 2023.

Modelo planilha requerente PGC 2023

Relatório catálogo materiais e serviços UFSC

Decreto 10947-2022 – PGC 2023

Manual DCOM – PGC 2023

PAC/PGC 2022 – Campus de Curitibanos (atualizado em 22/12/2021)