Serviço de Gestão de Pessoas e Processos

Chefe do Serviço de Gestão de Pessoas e Processos da Diretoria Administrativa do Campus de Curitibanos: Ricardo João Magro (Portaria Nº 2572/2023/GR )

Contato: pessoas.cbs@contato.ufsc.br

Solicitação de criação do setor: 72315/2023
Portaria de criação do setor: 2515/2023/GR

Atribuições:

I – Divulgar, em sua unidade, os eventos de capacitação oferecidos pela Coordenadoria de Capacitação de Pessoal (CCP/DDP);
II – Orientar os servidores da unidade com relação às ações de desenvolvimento oferecidas pela CCP/DDP;
III – Auxiliar, anualmente, nos processos de levantamento de necessidades de capacitação (LNC) dos campi e afastamento (LNA) dos servidores dos campi e encaminhamento à CCP;
IV – Auxiliar os servidores e os instrutores da unidade na logística de capacitações presenciais, semipresenciais e a distância;
V – Orientar e auxiliar os novos servidores empossados na unidade na inserção no seu ambiente de trabalho;
VI – Orientar e auxiliar as chefias quanto ao acolhimento dos novos servidores na unidade;
VII – Participar, quando necessário, das posses dos novos servidores da unidade;
VIII – Apoiar, quando necessário, o processo seletivo simplificado para contratação de técnicos especializados;
IX – Assessorar nos processos de estágio probatório, avaliação de desempenho e progressão por mérito e dar os devidos encaminhamentos solicitados pela Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento na Carreira (CADC/DDP);
X – Orientar e auxiliar os servidores da unidade quanto às solicitações do incentivo à qualificação e progressão por capacitação;
XI – Auxiliar os servidores da unidade e suas chefias na descrição de atividades e ambiente organizacional;
XII – Divulgar e orientar os servidores da unidade e de outras instituições quanto às possibilidades de movimentação interna e externa;
XIII – Dar subsídios necessários para abertura de edital de concurso público e de redistribuição, preenchendo a Planilha de Necessidades de Servidor, juntamente com a Direção da Unidade;
XIV – Participar ou colaborar com as comissões que entrevistam os servidores que solicitam remoção, redistribuição, colaboração técnica e exercício provisório;
XV – Orientar os servidores da unidade quanto à documentação necessária para abertura de processos de aposentadoria, exoneração, vacância, averbação de tempo de contribuição, licenças, afastamentos, auxílios, redução da jornada de trabalho, bem como encaminhar ao setor responsável e acompanhar o andamento dos processos;
XVI – Auxiliar nas solicitações de alteração e interrupção de férias;
XVII – Recolher mensalmente os boletins de frequência dos setores da unidade e encaminhar à Prodegesp;
XVIII – Orientar os servidores da unidade quanto ao acesso a sistemas federais de gestão de pessoas, como o SIGAC e o SOUGOV;
XIX – Encaminhar os pedidos de substituição de chefia (automática) à CPP e, nos demais casos, ao Gabinete da Reitoria para emissão de portaria;
XX – Encaminhar pedidos de pagamento de insalubridade/periculosidade;
XI – Encaminhar pedidos de pagamento de serviço extraordinário;
XXII – Orientar pedidos de declaração;
XXIII – Auxiliar no recadastramento anual de aposentados e pensionistas;
XXIV – Orientar os servidores da unidade quanto às dúvidas referentes à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp);
XXV – Orientar os servidores e gestores da unidade quanto ao uso do Web Férias;
XXVI – Encaminhar mensalmente a frequência dos servidores cedidos em colaboração técnica e/ou exercício provisório para as instituições de origem;
XXVII – Orientar os servidores da unidade quanto ao uso do Sistema Eletrônico de Frequência;
XXVIII – Solicitar ajustes e atualizações na estrutura da unidade junto ao Gabinete da Reitoria (criação de novos setores, solicitações de funções gratificadas);
XXIX – Orientar os novos servidores da unidade quanto aos procedimentos de adesão ao plano de saúde;
XXX – Orientar os servidores da unidade quanto aos procedimentos de ressarcimento para planos de saúde contratados individualmente;
XXXI – Orientar os servidores quanto à necessidade de realizar o registro dos atestados médicos no SOUGOV;
XXXII – Orientar os servidores da unidade quanto à realização de perícias médicas;
XXXIII – Orientar quanto à necessidade de abertura de Comunicação de Acidentes em Serviço;
XXXIV – Orientar quanto à concessão de pagamento de adicional ocupacional;
XXXV – Auxiliar na divulgação de ações e eventos promovidos pelo DAS;
XXXVI – Orientar quanto ao encaminhamento de servidores aos atendimentos individualizados, realizados por psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde;
XXXVII – Divulgar eventos de entretenimento e datas comemorativas;
XXXVIII – Manter registro atualizado de ingresso e saída de servidores docentes e TAEs para acompanhamento institucional;
XXXIX – Auxiliar a Divisão de Gestão de Processos e Sistemas (DGPS/PRODEGESP) no mapeamento de processos dos setores dos campi;
XL – Efetuar o registro dos afastamentos dos servidores no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP).