Minicurso EAD: “Novos procedimentos para o gerenciamento dos resíduos perigosos dos campi Araranguá, Curitibanos e Joinville”

18/01/2021 16:18

 A Gestão de Resíduos, da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, divulga o Minicurso EAD:

“Novos procedimentos para o gerenciamento dos resíduos perigosos dos campi Araranguá, Curitibanos e Joinville”

O público alvo deste minicurso são os servidores (docentes e técnico-administrativos em educação) e alunos (graduandos e pós-graduandos), dos Campi Araranguá, Curitibanos e Joinville, que exercem atividades laboratoriais geradoras de resíduos perigosos (químicos e/ou infectantes).

No segundo semestre de 2020 iniciaram os novos contratos de manejo dos resíduos perigosos (químicos e infectantes) nos Campi Araranguá, Curitibanos e Joinville. Estes novos contratos serão geridos pela Gestão de Resíduos da UFSC, a qual busca, com este minicurso, a padronização do gerenciamento dos resíduos em consonância com as legislações vigentes, bem como com as especificidades da UFSC, com a finalidade de reduzir os custos e riscos advindos desta atividade e contribuir para a adoção de boas práticas que favoreçam a segurança pessoal, coletiva e ambiental. Serão repassadas no minicurso informações como: procedimentos de solicitação de coleta, preenchimento do rótulo, acondicionamento dos resíduos, calendário de coleta etc.

Para o Campus Curitibanos, já há agendamento de coleta de resíduos químicos e infectantes programada para o dia 25/02/21. Neste minicurso explicaremos como serão os procedimentos para realização do descarte dos resíduos perigosos nesta coleta e nas demais já pré-agendadas.

Lembrando que, conforme Ofício Circular Nº 11/2020/CGA/GR/UFSC, para ser efetivado o cadastro do gerador de resíduos perigosos, a partir de 2021, será obrigatória a participação de pelo menos um membro do laboratório/setor gerador em alguma turma dos cursos ou minicursos de “Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais/Perigosos”, ministrados pela Gestão de Resíduos da UFSC. Esta certificação deve ser realizada até o final do primeiro semestre de 2021 para ser efetivado o recadastro em 2021 e nos anos seguintes.

Mais informações sobre o minicurso no link:
https://gestaoderesiduos.ufsc.br/minicurso-novos-procedimentos-para-o-gerenciamento-dos-residuos-perigosos-dos-campi-ararangua-curitibanos-e-joinville/